sábado, 10 de setembro de 2011

Marcha em Brasília contra a corrupção no 7 setembro.


Posted by PicasaCerca de 25 mil pessoas tomaram a Esplanada dos Ministérios para protestar no 7 de setembro contra a corrupção.

Mesmo a temperatura batendo os 30° e a umidade relativa do ar em torno dos 13% não foram suficientes para desestimular o brasiliense neste 7 de setembro, que ocupou as pistas da Esplanada dos Ministérios em protesto contra os recentes casos de corrupção. Segundo o 6º batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, cerca de 25 mil pessoas participaram da Marcha contra a Corrupção, movimento originado nas redes sociais.
O Museu Nacional foi o ponto de encontro dos manifestantes, que chegavam com cartazes, faixas e nariz de palhaço. "A gente não pode mais aceitar isso. Eles nos fazem de palhaços, mas quem paga o salário deles somos nós", bradou o estudante de história Igor Carvalhedo.
O movimento apartidário e sem núcleo de organização pedia prioritariamente o fim do voto secreto legislativo,ferramenta que ajudou a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) a se livrar da cassação na Câmara, na semana passada. Vestidos em sua maioria com  roupas pretas, os manifestantes partiram às 10h em direção à Bandeira Nacional. Palavras de ordem como "Deputados, não somos otários,nós é que pagamos seus salários" e " Voto secreto, não. Eu quero ver a cara do ladrão" deram o tom do protesto.
"É claro que o feriado ajudou a mobilizar as pessoas, mas acho que se deve criar  uma nova cultura na sociedade brasileira, porque o que acontece no Congresso é reflexo das ações do povo. Se você rouba em casa ou na sua empresa, também está sendo corrupto. O povo permite a corrupção", afirmou o artista circense Bernardo Ouro Preto, que participou da marcha vestido como o palhaço Bené.
O artista Leonardo Leal endossou o colega. " Se existe corrupção, é porque alguém corrompe os políticos. Eles não fazem nada sozinhos. São empresários , lobistas, enfim, todo tipo de gente que ajuda a corrupção. É isso o que tem que mudar também".
Para uma das organizadoras do evento,Luciana Kalil, a quantidade de pessoas que se uniram em prol de uma política mais limpa no país surpreendeu. "Ficamos muito felizes com a participação das pessoas, principalmente porque foi um protesto sem violência,sem confronto, sem brigas, como tínhamos proposto", disse.
De acordo com os organizadores, a ideia é continuar promovendo ações como a de hoje. "Não há resultado   em um caso isolado. Pretendemos continuar a organizar mais Marcha contra a Corrupção para criar uma consciência na população", Disse Luciana. Apesar de ainda não haver nada programado, páginas no Facebook já começam a divulgar o dia 15 de novembro como provável data para nova manifestação.


Texto By Mariana Haubert
Jornalista DF.


Nenhum comentário:

Postar um comentário