quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Escultura: Baco o deus do Vinho

Michelangelo ainda era criança quando sua família se muda para Florença. Lá, em 1488,ele entra como aluno  no ateliê do pintor Domênico Ghirladaio, com quem aprendeu as técnicas de de afresco e painel.

No ano seguinte, graças ao mecenato,de Lourenço, o Magnífico, passou a estudar escultura com Bertoldo di Giovanni no jardim onde a família senhorial de Florença conservava uma valiosa coleção de esculturas antigas.

Após a morte de Lourenço, em 1492, Michelangelo se vê diante de dois fatos negativos: Pedro de Medici II, o novo chefe da família, recusa-se a continuar com o mecenato e o pregador e reformador religioso Girolamo Savonarola, um teocrata, começa a ter grande influência sobre Florença.

Michelangelo, homem de inteligência superior, portanto avesso ao fanatismo, se recusa a aceitar as ideias de Savonarola e foge para Bolonha, onde vive  e trabalha de 1494 a 1496.

Em 1496, a convite do cardeal Rafael Riario, o escultor vai para Roma onde, sob encomenda, realiza duas de suas maiores obras: a "Pietá", e "Baco". Sem dúvida alguma, sua maior obra do período é a belissima e comovente "Pietá", mas não podemos desconhecer toda a genialidade do escultor ao dar vida ao deus da mitologia.


A estátua de Baco foi feita entre 1496 e 1497, encomenda de um banqueiro romano chamado Jacopo Galli, que a queria colocar nos jardins de sua casa. Michelangelo representa Baco ( Dionísio, na mitologia grega), o deus do vinho, em plena embriaguez, cambaleando.

A seu lado, um sátiro ( fauno), outro personagem da mitologia greco-romana, metade homem, metade bode. Baco tem na mão esquerda uma pele de leão e o cacho de uvas onde o sátiro se alimenta e, na mão direita, a taça de vinho.

Ao olhar a estátua de Baco feita por Michelangelo, não podemos deixar de compará-la com as estátuas gregas que chegaram até nós. Ela é, definitivamente, filha daquelas. Mas, na do artista toscano sentimos a jovialidade e a sensualidade do jovem deus embriagado, o que numa estátua da Antiguidade não ficava aparente.

Isso, aliado ao fato de ser a primeira escultura nua do quinhentismo, fez de Michelangelo um nome rapidamente conhecido.

Após esculpir, em tão pouco tempo, essas duas obras primas, a "Pietá" e "Baco", Michelangelo se vê, muito jovem ainda, famoso em Roma e , para ele, mais importante que isso, um nome conhecido em Florença, para onde retorna em 1501.
                                                                                                            

 Baco " o deus do vinho na mitologia grega"Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário